2 de setembro de 2010

Mega post sobre o Verão! #1 - Paris

Entrei de férias em meados de Julho. Nessa altura, faltava exactamente uma semana para fazer uma viagem a Paris (principalmente à Disneyland) com a minha mana e mais quatro amigas. :)

O tempo passou a correr e no dia 24 já estávamos a muitos metros do solo. O voo atrasou-se consideravelmente, o que nos roubou uma tarde inteira de passeio pelas ruas parisienses. Mas eu não me importei; a chegada tinha sido bastante atribulada (com as malas atrás, andámos quilómetros a fio dentro do Metro, onde as escadas rolantes eram quase inexistentes e, além disso, uma das bagagens tinha ficado em Lisboa) e eu já maldizia a cidade por todo e qualquer motivo. Ainda assim, tivemos energia para conhecer a noite em Paris: fomos até Montmartre (divertimo-nos imenso a explorar sex shops, hehe) e estivemos à porta do Moulin Rouge.





No domingo, dia 25, aventurámo-nos pela capital. A primeira paragem (não planeada) foi o Jardin des Plantes, um local muito bonito, com uma grande variedade de flores, onde a minha energia foi totalmente recarregada. Neste espaço, vi algo emocionante: um rapaz a dar comida aos passarinhos, dos quais um estava pousado na sua mão. Tive pena de não ter conseguido fotografar (à socapa :P).








Como transporte para as nossas passagens obrigatórias, comprámos o bilhete de barco e fizemos vários passeios turísticos pelo rio Sena.














Visitámos a Catedral de Notre Dame. O seu esplendor natural intensificou-se com a música do órgão, acompanhada por uma voz masculina grave, que deu início à celebração da Eucaristia.











Seguimos para o Museu do Louvre, percorrido rapidamente em duas horas. Apesar de não termos visto nem metade das obras que lá havia, estamos muito satisfeitas porque conseguimos dar uma vista de olhos à (pequenina) Mona Lisa e à ala egípcia.


























Passámos, também, pela Basílica do Sacré-Coeur, cuja magnificência não passou despercebida.





Antes do final da meta, decidimos fazer uma pausa no La Cure Gourmande (bolinhos caseiros... nham!!!)





O último destino foi a Torre Eiffel, onde ficámos até às onze horas da noite. Decidimos ver Paris iluminada a partir do primeiro e do segundo andares do monumento, o que não deixou de ser uma experiência única. No entanto, por causa das longas filas de espera para entrar e sair, não tivemos tempo para ir ver o Arco do Triunfo nem a Avenida dos Champs-Élysées.










(vista do 1º andar)




(subida para o 2º andar)


A nossa visita à Cidade da Luz foi cansativa mas muito enriquecedora. Se algum dia voltar a pisar o solo francês, será para ir ver O Jardim de Monet, que este ano ficou fora de questão devido à distância em que ficava do centro de Paris.

(Este post já está muito comprido, por isso, vai passar a ser o primeiro de três sobre o Verão. :P).

3 outra(s) inspiração(ões):

Raquel disse...

Adorei Paris!!! especialmente Notre Dame, a Sacré Coeur e a Cure Gourmande!!! claro, porque tb estávamos juntas! =P

posta lá o resto!! o melhor está para vir!! Spoiller - a disney!! hehe

bjs** =P

Cláudia disse...

Suas malucas! :P

Quando fui a Paris, também andei num desses barcos. Um rapaz do staff, que andava para lá a ajudar as pessoas, era filho de portugueses, e contou-nos que conseguia perceber a nacionalidade das pessoas do barco só pelas roupas que trazia vestidas... e depois fez uma demonstração. :')

Os cristais da Catedral de Notre Dame são mesmo muito bonitos... imagino o efeito quando a luz do Sol entra por eles e bate na pedra. *.*

Cá esperamos pelo relato da aventura na Disney!

Sofia Bento Mendes de Freitas disse...

Viagem magnifica porque íamos com pessoas com as quais nos importamos e gostamos =)

Gostei muito muito

Bjo grande =)