28 de abril de 2010

Super Aldrabões

Confesso que, actualmente, só ligo a televisão para ver o Bom Dia Portugal, na RTP1, ou quando os Gato Fedorento estão no ar. Apesar de este ano, também, ter acompanhado com alguma frequência o programa Ídolos, ver TV é algo que me aborrece (até o Animax).

Contudo, às horas das refeições, acabo por ser bombardeada com os seus conteúdos porque alguém já a ligou, e quando estou a jantar, regra geral, a família está entretida a ver o concurso intitulado (erradamente) Super Miúdos, apresentado pela Sílvia Alberto.

Aprecio, com alguma relutância, este género de programas que desafiam a cultura geral e os conhecimentos dos telespectadores. Talvez porque, durante uns breves minutos, vivemos a ilusão de que somos parte activa desses conteúdos... Uma razão insensata, de facto.

Mas essa não é a questão. E também não tenho nada contra crianças inteligentes ou dotadas de capacidades intelectuais acima do que é considerado normal. Aliás, muito pelo contrário.

Mas será que os ditos super miúdos são mesmo uns fora de série? Até podem ser (alguns são campeões daquilo ou do outro), mas o que se passou no programa de hoje suscita algumas dúvidas:


Sílvia Alberto: Qual foi o primeiro rei da...

(som do botão)


Super Miúdo: D. João IV!!!


Sílvia Alberto: E-Es-Está certo! E era mesmo da quarta dinastia! A pergunta era: "Qual foi o primeiro rei da quarta dinastia?" Muito bem!



... ou qualquer coisa assim.

Cada um que tire as suas próprias conclusões, no entanto, se ser super miúdo é ler (e tentar decorar) as respostas às perguntas antes de o concurso ir para o ar, então eu sou uma hiper ultra mega miúda.








Já sabia que a televisão era tudo menos um poço de virtudes. E que, por vezes, goza literalmente com a cara do telespectador.

Enfim...

7 outra(s) inspiração(ões):

Anónimo disse...

Estava a ver que só eu tinha reparado em tão estranho acontecimento. Muito estranho mesmo...

Cláudia disse...

Ai, ai...

Tiago At. disse...

Não é de admirar. Nos "states" já aconteceu o mesmo... aqui à 30 anos.

Não sei é como é que continua a ir para ao ar. Aquilo não é obra de ficção, é um concurso e num país com leis(?), um concurso não pode ser viciado.

AH! Já percebi o meu erro de raciocinio!... país com leis...

Raquel disse...

Ainda por cima nem têm vergonha na cara... já que o programa é gravado ao menos que disfarçassem a coisa...

eu acho que devia ser regra só responder à pergunta depois de a ouvir até ao fim... (mesmo que o miúdo já soubesse a resposta, pelo menos havia a dignidade de dar a oportunidade ao adulto para poder responder)...

Concordo contigo! SUPER ALDRABÕES!!!!!

Renato Peixe disse...

Tenho acompanhado o concurso desde o início e devo dizer que não me parece viciado. Lembro-me dessa pergunta e, de facto, não é nada de especial o que o miúdo fez, já que só houve quatro dinastias em Portugal. Portanto, ele fez bem em tentar a sorte... Em termos dos temas perguntados, há perguntas favoráveis aos miúdos e outras aos adultos. Também neste ponto não me parece que os miúdos sejam favorecidos.

Twinny disse...

Renato Peixe, obrigada pela sua opinião.

Discordo, na medida em que, no texto que escrevi, não me baseei apenas na resposta à pergunta (embora a considere relevante, dado o grau de certeza demonstrado pelo Super Miúdo), mas também no constrangimento da apresentadora face ao sucedido.

Além disso (e várias pessoas concordaram comigo), o mais lógico teria sido responder "D. Afonso Henriques" a "Qual foi o primeiro rei...?".

Sofia Bento Mendes de Freitas disse...

Concordo contigo Rita =P Aliás já discutimos isso no outro dia =P A resposta mais impulsiva seria D. Afonso Henriques... Como é que o miudo ia logo saber que era da 4ª Dinastia e ainda por cima sem pensar na pergunta... Hello????

Bjo amiga *******