2 de outubro de 2011

Vivendo a cultura nipónica :)

Este sábado, dia 1 de Outubro, tive o prazer de participar em mais um evento promovido pela Embaixada do Japão em conjunto com outras entidades: a Festa do Japão, cujo objectivo era comemorar a amizade entre Portugal e o país nipónico.





Deste modo, procedeu-se à reabertura do Jardim do Japão, o lugar onde se realizou o festival, e seguiram-se diversas actividades culturais: demonstração de caligrafia, ikebana (arte floral japonesa), origami (técnica de dobrar papel), orikata/furoshiki (técnicas de embrulho), artes marciais, experimentação de yukata (quimonos de algodão), poesia haiku, música, entre outras.

Por lá, experimentei alguns jogos tradicionais, participei no concurso Nihon Maru Batsu (muito divertido, por sinal - a explicação das regras encontra-se mais adiante), deliciei-me com yakitori (espetadas de frango) e tirei algumas fotografias:


O espaço




Torii (portão tradicional japonês) - Um símbolo presente na entrada para um lugar sagrado, geralmente, um santuário xintoísta. Na minha opinião, foi pensado e colocado neste evento porque, no Japão, é comum as festas tradicionais realizarem-se nestes locais.




Vista geral - Algumas tendas, nomeadamente, as de venda de comida e bebida japonesas.




Lanterna - Um dos muitos elementos decorativos.




Palco - Decorado com carpas, cujo significado na cultura nipónica é a força e determinação para se alcançar os objectivos. Havia mais espalhadas pelo relvado.


Actividades




Jogos tradicionais I




Jogos tradicionais II




Vitoriosa por ter pescado dois balões no Yo-yo Tsuri (um jogo que consiste em pescar com uma corda de papel o maior número possível de balões mergulhados num recipiente; o truque é ter rapidez e destreza suficientes para fazer durar a corda)!


Nihon Maru Batsu




A apresentadora a cumprimentar as dezenas de concorrentes, posicionadas à frente do palco. Cada participante tinha trocado um papel por uma pequena bandeira japonesa, o bilhete de entrada para o concurso.




A japonesa revela a lista de perguntas, lidas em português e, seguidamente, em japonês, às quais tinha de ser dada a resposta sim ou não.




Uma ligeira mudança no visual marcou o início da prova.




Aquando da leitura da pergunta, os concorrentes tinham de estar centrados, para que, durante dez segundos, pudessem pensar e decidir para que lado correr; se para o do círculo (a resposta sim) ou para o da cruz (a resposta não). Finalizado o tempo, era levantada uma corda a separar os dois grupos.




O grupo derrotado tinha de devolver a bandeira e retirar-se para o jogo prosseguir.

Achei graça ao facto de os vencedores terem sido três crianças. Poderão ir ver o espectáculo do músico Ryuuichi Sakamoto na Gulbenkian sem pagar um tostão!


Gastronomia




Yakitori - O remate final




Mochi recheado com pasta de castanha e arroz (gulosa, João! :P)


Foi uma tarde muito bem passada, da qual desfrutei ao máximo, em boa companhia. :)

Espero por mais eventos como este!

1 outra(s) inspiração(ões):

Cláudia disse...

Note-se que o teu blog continua a dar fome! :P

Parece ter sido espectacular! :D Parabéns pelos dois balões, eh eh