8 de março de 2011

Uma tarde (bem) nipónica

E que bela tarde a do dia 5 de Março, passada em boa companhia na festa tradicional japonesa ENNICHI 縁日!





O espaço era pequenino para a afluência que viria a ter mas a decoração, os kimono e a calorosa recepção dos japoneses que organizaram a Festa de Cultura Japonesa Tradicional e Contemporânea fizeram-me esquecer esse pormenor e experienciar da forma mais genuína possível o ambiente dos conhecidos matsuri ou festivais nipónicos.

Não fiquei o tempo suficiente para ver o Teatro de Sombras por Beniko Tanaka ou assistir à performance de Guilherme de Llera a tocar tambores japoneses, no entanto, desfrutei do resto ao máximo: vi o artesanato e os outros artigos que estavam à venda, experimentei o Yo-yo Tsuri (um jogo que consiste em pescar com uma corda de papel o maior número possível de balões mergulhados num recipiente; o truque é ter rapidez e destreza suficientes para fazer durar a corda) e, finalmente, provei dango (um bolinho feito de farinha de arroz) e takoyaki (bolinhas fritas de polvo) mas também havia sushi e yakitori (espetadas de frango). Para beber, a escolha ia desde sake, sangria japonesa e cerveja Kirin até ao delicioso chá verde do Castella do Paulo que, pertinentemente, marcou presença.




Artigos à venda




Os brincos em origami que ofereci à minha mana :)




Os meus onigiri :)




Bolachinhas de arroz para a família :)




Petiscos (adoro aquelas roupas tradicionais!)




Os balões do Yo-Yo Tsuri (e a minha paixão de 5 minutos *_*)




O yo-yo que consegui à primeira tentativa (logo a seguir, a corda desfez-se...)!




Dango




Castella do Paulo, famoso pelo bolo kasutera (o pão de ló japonês)


Agradeço muito a todos os que tornaram este evento possível, à Débora por me ter informado (senão a festa ter-me-ia passado despercebida... é o que dá ser anti-facebook ^^') e às minhas amigas que me acompanharam. :)

Nota: Todas as fotografias, exceptuando a dos artigos comprados, foram retiradas da página oficial do evento (ver aqui).

1 outra(s) inspiração(ões):

Cláudia disse...

Quer os teus brincos de Onigiri :D