30 de outubro de 2009

beyond kawaii

Ontem tive a oportunidade (maravilhosa) de desfrutar do evento "beyond kawaii - animação e pintura", promovido pela Embaixada do Japão em Portugal, em conjunto com a Universidade Politécnica de Tóquio. O motivo principal para a sua existência foi, tal como refere o nome e segundo o director do "beyond kawaii", Taku Furukawa, mostrar, em termos de arte, o que está para além da expressão kawaii (que significa querido, giro, bonito), tão banalizada, mesmo no Ocidente. Para isso, através de uma aplicação peculiar dos conhecimentos, surge o expressar de emoções e sentimentos como forma de comunicação.





Este evento passou pelas cidades de Coimbra, Porto e Lisboa. Na capital, onde pude assistir, teve lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Cinco jovens japoneses, com um futuro promissor na área da animação 2D ou 3D, deram a conhecer os seus trabalhos de final de curso, acompanhando a exposição com um comentário relativamente à peça de arte. Foram eles:

- Tomoyoshi Joko, com "Lizard Planet";
- Wataru Uekusa, com "Mukogaoka Chisato Was Only Gazing";
- Toshiki Nonaka, com "Socket";
- Amica Kubo, com "Bloomed Words";
- Hiroco Ichinose, com "Ushi-nichi".

Foi com enorme prazer que apreciei cada obra de arte. Gostei particularmente do trabalho de Amica Kubo, pois a ideia-base do projecto estava incrível: extrair de uma conversa casual entre três amigos dois minutos e, a partir daí, fazer uma animação, em que havia um diálogo, surgindo dos personagens imagens que lhe estavam relacionadas.

Além disso, confesso que foi emocionante a fugaz interacção com estes jovens, que se fizeram acompanhar por uma intérprete (uma profissão que não me importava de ter) porque falavam japonês e não percebiam português. Muito mais do que emocionante: foi mesmo uma honra. Vestiam-se de uma forma peculiar e tinham jeitos e expressões faciais muito próprios, mas era isso que fazia deles kawaii (sim, eles também eram :P). Achei piada ao facto de dois dos jovens terem dito, com um grande sorriso, que tinham comido sardinhas.

No final, não só havia postais para trazer (felizmente, consegui um de cada, afinal, eram limitados), como também Wataru Uekusa, o único mangaka e o responsável pela imagem do folheto, se ofereceu para mostrar manga da sua autoria. Fiquei triste comigo mesma por não ter tido coragem/lata para lhe pedir.










(podem ampliar os postais para ver os sites dos autores)


A ida ao evento também valeu pela companhia (o meu amigo Miguel, que já não via há tanto tempo, e a minha amiga Cláudia, sempre pronta para qualquer aventura :P) e por uma informação preciosa: como, em 2010, faz 150 anos em que foi assinado o Tratado de Amizade entre Portugal e o Japão, foi garantida a organização de muitas actividades para celebrar.

ESTAREI EM TODAS (ou na maior parte)!


Nota: Informação detalhada sobre o programa do "beyond kawaii" aqui.

O meu blogue é estúpido

e por isso tirei a opção para aparecer o título dos posts mais recentes dos blogues que estão na minha lista. Era uma coisa útil, sem dúvida, porque assim já sabia quando havia novidades. Mas, já há algum tempo, ele insiste em não manter essa secção actualizada, e isso tornou-se incómodo.

Espero que o mau feitio seja temporário.


Photobucket

27 de outubro de 2009

Por-do-sol

Gosto muito da natureza. De a observar, ouvir, cheirar e sentir. É uma dádiva que nem sempre é respeitada como devia. Às vezes, pergunto-me por que é que as pessoas pisam a relva ou caminham em direcção aos pombos, sem se desviarem. Eles não são menos que nós.

Ao mesmo tempo, aprecio cada momento do dia, particularmente o nascer e o por-do-sol, e cada fase das estações. São pequenos instantes que me inspiram e fazem sentir viva.






































Considero-me sortuda por ter conseguido captar estas imagens. =)

É da idade

A Bai está a ficar velha. Tem 7 anos, que na idade dos cães são, aproximadamente, 50. E, tal como as pessoas, apresenta sinais de um tal envelhecimento:

- Não dispensa, desde o Verão, do seu momento de cusquice a olhar para a janela;

- Já só come as bolachas do pequeno-almoço molhadas em leite;

- Já não consegue subir os 4 degraus das escadas do beliche;

- Tem os dentes... coitada, também não os lava. Quer dizer, eu até tenho uma pasta de dentes para cão para lhos lavar, no entanto, ela não deixa.


Mas, apesar de tudo, continua com muita energia, e mau feitio, de vez em quando, também não lhe falta. Além disso, é a minha actriz e modelo predilecta. =')




20 de outubro de 2009

Só para dizer que

sabe muito bem estar em casa num dia como este. Quer dizer, eu até não me importo que a chuva me molhe, mas não é só isso... é também por lá fora estar escuro. :3





Não concordam comigo? Vou desfrutar deste momento ao máximo porque a tarde vou ter que sair.

16 de outubro de 2009

Bai vs ?

Ela é linda e maravilhosa, e faz coisas muito engraçadas, embora o que vá mostrar aqui não seja o mais impressionante, mas, infelizmente, não tenho vídeos de todas as gracinhas da Bai, a minha cadelinha pinchire (ela é uma mistura de pincher e yorkshire). =')

Aqui está um minuto de vídeo:


13 de outubro de 2009

Memórias ~ Polegarzinha

Há filmes de animação, principalmente os que fazem parte da nossa infância, que são impossíveis de esquecer, pois revê-los traz à superfície memórias e sentimentos mais ou menos esquecidos, que nos fazem ver o mundo de uma forma mais positiva.

Depois de Once Upon a Forest, venho falar de Thumbelina ou Polegarzinha. A história já todos devem conhecer: uma menina do tamanho de um polegar apaixona-se pelo príncipe das fadas, no entanto, é raptada, tendo de ultrapassar muitos obstáculos até chegar a casa e reencontrar o seu amado.

Resolvi fazer este post porque queria partilhar convosco uma música deste filme que adoro. Na minha opinião, quem o viu e a ouviu, não ficou indiferente à "Let Me Be Your Wings":


Let me be your wings
Let me be your only love
Let me take you far beyond the stars
Let me be your wings
Let me lift you high above
Everything we're dreaming of will soon be ours

Anything that you desire
Anything at all
Everyday I'll take you higher
And I'll never let you fall

Let me be your wings
Leave behind the world you know
For another world of wondrous things
We'll see the universe
And dance on Saturn's rings
Fly with me and I will be your wings

Anything that you desire
Anything at all
Anything at all
Everyday I'll take you higher
And I'll never let you fall
You will be my wings
Let me be your wings
You will be my only love
Get ready for another world of wondrous things
Wondrous things are sure to happen

We'll see the universe
And dance on Saturn's rings
Heaven isn't too far
Heaven is where you are
Stay with me and
Let me be your (You will be my) wings



let me be your wings - thumbelina


Eu vi o filme em português do Brasil, mas acho que a versão original da música está mais bem conseguida. Entretanto, arranjei o filme em inglês e fiz o upload deste segmento. Quem estiver interessado, descarregue aqui.

Há uma versão com menor qualidade no YouTube:





Podem chamar-me infantil, não me importo. O que é certo é que adoro estas coisas. =')